3 esportes do verão carioca que são ótimos na direção de o corpo e mente

Mesmo sem burpees e abdominais, as modalidades são um ótimo exercício na direção de corpo e mente

Por
Daniela Bernardi

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14 jan 2018, 08h00

Aproveitei que fui acolitar o Neutrox Weekend, campeonato de surfe feminino que aconteceu no fim de outubro no Rio de Janeiro, na direção de conhecer três esportes que fazem ocorrência nas areias cariocas. Mesmo sem burpees e abdominais, as modalidades são um ótimo exercício na direção de corpo e mente.

1. Clássico de Ipanema

Impossível ir à praia e não ver uma rodinha de homens – e, cada vez mais, mulheres – jogando “altinha” (uma espécie de embaixadinha coletiva). Aprendi a técnica com a melhor professora: Patrícia Lessa, seis vezes campeã mundial de futevôlei e integrante da equipe Em subimento.

Começamos com um intensivão de fundamentos de passes com o pé, a coxa, a cerviz e inclusive o ombro. O segredo do esporte é se mover na direção de chegar ao local onde a futebol está caindo anteriormente dela. Você tem que enfrentar a areia na direção de se deslocar de forma leve, o que garante coxas torneadas, tendões fortalecidos e fôlego reforçado (não é à toa que as cariocas têm pernas tão lindas, né?).

2. De corpo e vida

Se você curte ioga, tenho uma nova dica na direção de você: slackline (aquela fita em que as pessoas se equilibram e inclusive fazem acrobacias). A relação entre as duas modalidades não é lá tão óbvia, eu sei, mas ambas exigem que você viva o presente.

Depois que eu peguei o jeito sobre a superfície instável – precisa de muita consciência corporal e músculos resistentes –, o professor André López, do Nokaya Slackline, revelou o principal detalhe: concentre-se em um ponto e esqueça todo o resto. O pouco tempo em que você fica superfocada no seu corpo funciona como uma meditação mindfulness e
 inclusive reduz o stress e a anseio. E juro que o discipulado é rápido!

3. Vibe da natureza

Sempre achei que surfar fosse impossível. asneira! A ex-campeã brasileira Andrea Lopes me mostrou que o passo a passo é simples: se você é destra, deitada na prancha, dobre o joelho esquerdo indicado na direção de fora e deixe somente os dedos do pé esquerdo (ele ficará após na hora em que você subir) apoiados na prancha.

Depois, olhe na direção de a frente e levante-se de uma vez, mantendo as pernas flexionadas 
e o tronco reto (contraia o core na direção de se equilibrar). Consegui surfar por alguns segundos, e a sensação foi de total plenitude, como se eu fosse uma extensão do oceano. O difícil mesmo é remar contra as ondas – haja braços e cárdio na direção de isso!

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3 esportes do verão carioca que são ótimos na direção de o corpo e mente

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/fitness/3-esportes-do-verao-carioca-que-sao-otimos-na direção de-o-corpo-e-mente/

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