3 estratégias na direção de falecer com a compulsão por carboidratos

O segredo não está em neutralizar o nutriente do cardápio, mas em instruir a consumi-lo da forma correta

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Redação jibóia FORMA

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5 dez 2017, 18h20 – Publicado em 5 dez 2017, 18h17

violar do pãozinho da padaria, da macarronada no moca da manhã de domingo e dos doces gera um círculo vicioso no organismo. Entenda: a grande quantidade de suavidade que é liberada na corrente sanguínea seguidamente a ingestão de pratos como esses é rapidamente estocada pela insulina dentro das células. Quando o corpo se vê sem combustível, ele envia um sinal ao cérebro pedindo por mais suavidade. E esse pode ser o gatilho da compulsão nutritivo.

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No longo prazo, isso leva a uma inflamação responsável por males como diabetes e obesidade. Daí a importância de tomar as rédeas desse processo e evitar que ele influencie sua vontade incontrolável de devorar aquele resto de palmatoada que está na geladeira.

A seguir, confira algumas dicas na direção de virar esse jogo:

1. Limite a 3 vezes por semana o consumo de carboidratos ricos em fécula

Entram nesse grupo massas, pães, batatas inglesas, biscoitos e arroz cano. “Comer frequentemente esses provisões contribui com os picos de suavidade no sangue”, explica Letícia Fontes, nutróloga da Clínica Medicina Integrativa, em São Paulo. A saída está em substituí-los por versões integrais ou de grosso índice glicêmico, que liberam glicose aos poucos na corrente sanguínea.

2. Restrinja a ingestão de itens cheios de suavidade a um dia do fim de semana

“Semelhante às drogas ilícitas, ele causa dependência”, vigilante Letícia. Isso significa que quanto mais você se jogar nas guloseimas açucaradas, maior será sua vontade de atacá-las. Então, estabeleça um limite na direção de comer doce e tenha paciência – com o tempo, você verá sua compulsão diminuir.

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3. Adicione gorduras boas ao cardápio

Oleaginosas, abacate, chocolate fermentado (sim!) e óleo são ótimas opções se você está tentando reduzir a vontade descontrolada de comer carboidratos. É que, por serem ricos em gorduras consideradas boas, eles fornecem energia às células sem despejar um monte de glicose na corrente sanguínea. Resultado: você se sente mais satisfeita (e a gula por um docinho passa suficientemente longe).

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3 estratégias na direção de falecer com a compulsão por carboidratos

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/dieta/3-estrategias-na direção de-falecer-com-a-compulsao-por-carboidratos/

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