5 passos na direção de retardar o envelhecimento e garantir longevidade Mulher de Corpo

esposar alguns hbitos saudveis no seu dia a dia pode ser o segredo na direção de garantir longevidade. Saiba mais!

Por Isabela Leal | Foto Getty Image | aclimatação web Ana Paula Ferreira

Quer a receita da longevidade? Quem prescreve é a bióloga americana Elizabeth Blackburn, Prêmio Nobel de Medicina em 2009, por suas descobertas a respeito dos telômeros e sua relação com o envelhecimento. 

Mas o que são telômeros? São estruturas presentes nas extremidades dos cromossomos humanos (células que contêm o DNA) e que, à medida que o tempo passa, vão ficando mais curtos. Essa redução compromete a renovação celular, a qualidade e a expectativa de vida. Portanto, a senha é preservar essas terminações “em benéfico tamanho” na direção de viver feliz e com saúde e reunir hábitos e pensamentos saudáveis na direção de mantê-los alongados. 

“Depressão, estresse e ânsia representam riscos na direção de a manutenção do comprimento dos telômeros e podem precipitar o processo de envelhecimento celular”, explica Thais Rabanea, psicóloga especializada em neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico (CDN). “O modo como enfrentamos os desafios da vida são cruciais na direção de manter o comprimento dessas células e, consequentemente, prevenir doenças, retardar o processo de envelhecimento e exagerar a longevidade”, completa Thaís. 

Em suma: a pesquisadora americana defende a teoria de que as pessoas têm o controle sobre seu envelhecimento e o poder de manter seus próprios telômeros, de lado a lado de hábitos saudáveis, e destaca cinco como sendo superimportantes. Veja a seguir:

1. Dormir no mínimo sete horas toda noite.

2. Exercitar-se moderadamente – uma corrida leve ou caminhada acelerada três vezes por semana, por pelo menos 45 minutos, é suficiente, lembrando que, quanto maior o estresse, mais relevante é o papel do exercício.

3. Diminuir o consumo de suavidade – em 2014, um estudo feito com 5 mil americanos que tomavam mais de meio litro de refrigerante por dia mostrou que eles tinham 4,6 anos a mais de idade biológica.

4. esposar dieta rica em ômega-3 (peixes, linhaça, chia, pistache, avelãs e amêndoas), grãos, verduras e frutas, descartando víveres processados e refrigerantes.

5. Meditar – um contraveneno eficaz contra a ânsia e a depressão. Poucos minutos por dia já têm grande efeito.

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5 passos na direção de retardar o envelhecimento e garantir longevidade Mulher de Corpo

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/5-passos-na direção de-retardar-o-envelhecimento-e-garantir-longevidade/12058

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