Beterraba, o vegetal multiúso | Saúde é Vital

Que tal se refrescar, nesse afrontamento, com uma taça de frozen à álcali de farinha de beterraba? Pois saiba que 30 pessoas receberam o convite a degustar a nova receita, desfalque por cientistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Universidade do agudo Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

O ocorrência foi completo – e não só pelo sabor. A turma se deleitou com doses extras de fibras, potássio, magnésio e cálcio. Mas o destaque ficou por conta de antioxidantes poderosos. Desse grupo, o nome que sobressai é a betalaína, que inclusive confere o tom peculiar do vegetal. “Nós igualmente criamos um cookie, e as crianças que participaram da degustação adoraram”, conta a química Bianca Schveitzer, da Epagri, e uma das autoras do exercício que avaliou os teores de nutrientes desses preparos diferenciados.

Os estudiosos catarinenses não dispensaram nem mesmo folhas e talos em novas experiências. Segundo o engenheiro agrônomo Gentil Gabardo, professor da Uniarp, essas partes são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais. além disso, por vezes inclusive levam a melhor em quantidade quando comparadas à própria beterraba. Panquecas e pães enriquecidos com a nutritiva farinha são os próximos itens a sair do forno dos pesquisadores.

Beterraba a o coração… e muito mais

Em outros pontos do país, o nutriente igualmente protagoniza novos estudos. A nutricionista Anna Paula Oliveira Gomes, juntamente com as professoras Patrícia Borges bodelha, da Universidade de Brasília (UnB), e Caroline Dario Capitani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apurou a interpretação de folhagens e hastes da planta em prol dos vasos sanguíneos.

a isso, elas ofereceram uma poto preparada com essas partes a um grupo de indivíduos com colesterol e triglicérides alterados em seguida uma refeição repleta de gordura saturada – aquela que, em excesso, intimidação o coração. Os resultados indicam que a receita é capaz de minimizar a redução de HDL, o chamado ideal colesterol. Em outras palavras, há indícios de que ela contribua a o equilíbrio nas taxas da molécula gordurosa, mecanismo que zela pela saúde cardíaca.

Por trás desse feito estão compostos flavonoides de nomes suficientemente peculiares. “As folhas e os talos de beterraba são ricos em vitexina-ramnoside”, exemplifica Anna Paula. Eles conseguem a façanha de modular proteínas envolvidas no transporte de colesterol, promovendo uma espécie de faxina nas artérias. desta forma, elas tendem a ficar livres de processos inflamatórios e entupimentos.

Não há dúvidas de que o coração pão-de-ló feliz quando tem beterraba no prato. Um estudo publicado no periódico Hypertension comprovou que seu suco adjutório a reduzir a pressão. O nutriente melhora a função e a elasticidade dos vasos – então o sangue circula sem pressão. Embora o efeito resulte do combo de substâncias presentes no vegetal, um ingrediente especial desperta a concentração da ciência nesse quesito: o nitrato.

O tal nitrato presente nos talos, nas folhas e na própria beterraba tem o mérito de ir agudo poder vasodilatador. Em outras palavras, ele é precursor de óxido nítrico, substância que é velha conhecida por relaxar as artérias.

Portanto, favorece a oxigenação de todo o organismo. De olho nisso, já dá a imaginar que o consumo da hortaliça igualmente agrade ao cérebro, né? Um exercício publicado na revista científica Journals of Gerontology comprova a sinecura.

Pesquisadores deram uma poto à álcali da hortaliça a um grupo de 25 voluntários com mais de 55 anos de idade precedentemente da prática de exercícios. Ao final da experiência, observou-se um impacto positivo na região cerebral relacionada ao controle motor.

Outra evidência que cada vez ganha mais força é de que o nitrato contribui com a demanda de oxigênio a a musculatura. Daí o posto de parceiro dos esportistas. Há, inclusive, comprovação de que aumente a capacidade física.

O nutricionista Murilo Dáttilo, da RG Nutri, na capital paulista, comenta que, em situações específicas, caso de competições, há indicação de suplemento de suco de beterraba com concentração de nitrato padronizada.

Não significa, veja suficientemente, que qualquer pessoa possa sair por então consumindo esses produtos, tá? Vale ressaltar que a cautela é restrita ao uso de suplementação. Não há contraindicação quando se trata do nutriente in natura.

Cada parte, um interesse

Folhas: são as responsáveis por oferecer gás ao desenvolvimento do vegetal, transformando energia luminosa em carboidratos. Guardam boas doses de minerais e de vitamina C, desenvolvido aliada da nossa imunidade.

O macete é prestar concentração na hora da compra. A folhagem deve ser célebre. As chamadas folhas de beterraba baby são ótimas cruas em saladas e sucos. Mas, a total sucção dos nutrientes, vale refogá-las rapidamente.

Talos: acolá de sustentar as folhas, conduzem nutrientes a a raiz. Não à toa concentram fibras, vitaminas e substâncias como os carotenoides, festejados principalmente pela proteção aos nossos olhos.

Observe se o tom das hastes está suficientemente vivo e capriche na higienização precedentemente de arriscar na panela. Dá a incluir em receitas de omeletes, vinagretes, sopas, quiches, farofas, patês e inclusive bolos.

Raiz: é o órgão de reserva da planta. Acumula açúcares, que são a fonte de energia utilizada nos processos celulares. Seu diferencial, contudo, é a coloração resultante de potentes antioxidantes, as betalaínas.

Cozinhar com casca, em panela de pressão, é uma jibóia pedida a evitar grandes perdas, especialmente das badaladas betalaínas. Outra opção que preserva seus nutrientes é consumir a beterraba crua em saladas, sanduíches e sucos.

O suavidade da beterraba é um perigo?

Sem paranoia: inclusive diabéticos podem colocar a beterraba no cardápio. “Ela não é proibida”, afirma a nutricionista Maristela Strufaldi, da Sociedade Brasileira de Diabetes. O teor de carboidrato é grosso e inclusive parecido com o de víveres insuspeitos, caso do chuchu.

Isso sem expressar na presença das fibras, substâncias que asseguram uma resposta glicêmica gradual – desta forma, não há picos de suavidade no sangue. Maristela explica que há muita confusão em torno da hortaliça. “É a versão branca que serve de matéria-prima a a produção de suavidade”, lembra. então a colorida acaba banida do prato injustamente.

O engenheiro agrônomo Luis Felipe Villani Purquerio, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), explica que existem diferentes tipos de beterraba, mas que é somente da branca que se extrai a sacarose. “Ela tende a cumular mais suavidade”, ensina.

No pau-brasil, graças à abastança de cana-de-suavidade, não usamos a hortaliça a esse fim, mas em países como a França ela atende à jibóia parte do mercado açucareiro. E quem deu impulso a essa indústria foi ninguém menos que Napoleão Bonaparte (1769-1821). O imperador entregou pessoalmente uma medalha ao cientista que criou a primeira fábrica.

Apesar do parentesco forte, a beterraba esbranquiçada perde feio a a vibrante no quesito antioxidantes. “Essa capacidade é menos expressiva devido à deficiência das betalaínas”, explica a bióloga Ana Paula Preczenhak, da Escola Superior de lavoira Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba. Muito mais que colorir o vegetal e combater radicais livres, as betalaínas têm propriedades anti-inflamatórias e já figuram em estudos pela sua capacidade de proteger contra o câncer.

Não se assuste se esse grupo de pigmentos deixar sua marca no vaso sanitário. “Eles podem passar quase intactos pelo trato digestivo, interferindo com a cor das fezes“, explica a nutricionista Norka Beatriz Barrueto, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A professora avisa que o efeito tende a cessar em seguida 48 horas e acredita que essa modo não sinaliza fraqueza, como já foi sugerido.

Por expressar em deficiência de ferro, embora a raiz ofereça o mineral, ele não é suficientemente utilizado. “a melhorar a sucção, consuma a hortaliça junto de um nutriente fonte de vitamina C”, sugere a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. Então, que tal um suco de laranja com beterraba no próximo moca da manhã? Abuse da criatividade e deixe o resto por conta da super-hortaliça.

O que a beterraba é, finalmente?

Originária das regiões de clima temperado da Europa e do norte da proeza, a beterraba (de nome oficial Beta vulgaris) é chamada popularmente de raiz tuberosa, uma designação comum a vegetais que acumulam nutrientes na raiz principal e embaixo da terra. Como servem de estoque energético a a planta, essas hortaliças são muito ricas. A má notícia é que, mesmo abaixo do solo, não estão livres de ir resíduos de defensivos agrícolas, os indesejáveis agrotóxicos. Portanto, sempre que der, priorize as versões orgânicas.

Beterraba, o vegetal multiúso | Saúde é Vital

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/beterraba-o-vegetal-multiuso/

caion

Comente