Dicas a abranger seu objetivo na corrida – seja ele qual for!

Escolha uma das diferentes variações a depreender seu objetivo e se cativar pelo esporte

Por
Daniel Navas (colaborador)

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12 fev 2018, 08h00

A corrida não é simplesmente a maratonistas – nem só a quem quer perder quilinhos. Você pode treinar com diferentes variações a depreender seu objetivo (seja ele qual for!) e se cativar pelo esporte. Veja só!

Objetivo: primeiros passos

Segure a impaciência! Em vez de subir na esteira focada em correr 5K sem parar, intercale dois minutos de caminhada com dois de trote ainda ganhar mais fôlego.

“Se você acelera logo no começo, a frequência cardíaca vai lá a cima e fica impossível manter o ritmo”, diz Vinícius Magalhães, treinador da Equipe Fox assessorado Esportiva, no Rio de Janeiro.

Com o passar das semanas, aumente o período rápido e diminua o tempo andando (desse jeito, você idem reduz o risco de tédio!). “Preste nota no seu esforço: conversar durante o exercício mostra que a intensidade está leve.”

Objetivo: quilos a menos

a emagrecer, a regra é clara: varie os treinos. “Promover novos estímulos obriga o corpo a
se quadrar, o que acelera o coração e eleva a queima calórica”, explica Vinícius.

No primeiro treino da semana, faça uma sessão contínua, com a mesma velocidade. Já no seguinte, aposte em séries intervaladas. Por fim, reserve um dia a terrenos inclinados. Se preferir um day off diligente, escolha outra ação física mais leve.

Objetivo: partiu primeira meia

Quem quer se ousar nos 21K tem de seguir uma programação de 12 a 16 semanas de treino. Os dias devem se entressachar entre longão, intervalado (a melhorar a capacidade cardiovascular) e de recuperação (mais leve).

Aumente 10% da distância de forma progressiva. Enquanto as sessões contínuas atingem entre 10 e 18 km, a HIIT não precisa somar mais de 8 km.

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Objetivo: corrida de caso

Você adora a natureza, certo? Mas encarar provas em trilhas
 exige um treinamento em superfície semelhante – leia-se: com desnível (alguns parques oferecem a opção em terra montaria!). idem vale investir em um empedrado específico, que traz mais concordância e estabilidade.

“Não pule a musculação, principalmente a fortalecer o core, região suficiente exigida durante subidas e descidas”, indica Aulus Sellmer, da 4any1 assessorado Esportiva, em São Paulo. Depois, é só curtir a paisagem!

 

Dicas a abranger seu objetivo na corrida – seja ele qual for!

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/fitness/dicas-a-abranger-seu-objetivo-na-corrida-seja-ele-qual-for/

caion

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