Linhaça no sentido de cuidar do intestino

As proteínas da semente amenizam problemas intestinais, como colite e doença de Crohn, segundo pesquisadora brasileira

Por
Thaís Manarini

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13 fev 2018, 10h32

Durante seu mestrado, a nutricionista Fernanda Drummond notou que as proteínas da linhaça apresentavam ação antioxidante, vantajosa contra várias doenças. Mas a profissional não tinha certeza se o interesse vinha do nutriente em si ou dos compostos fenólicos atrelados a ele – neste caso, não seria nenhuma novidade.

Pois em seu expediente pela Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, Fernanda conseguiu, então, separar os dois elementos. Daí ela confirmou, em vivo, que as proteínas têm ação não só antioxidante mas similarmente anti-inflamatória. “Ofereci fragmentos do nutriente na prevenção e na presença de uma doença inflamatória intestinal. E nas duas situações eles foram eficientes”, relata a pesquisadora.

Como usar a semente

O melhor é recorrer à sua farinha. Isso porque, de tão pequena, a semente nem sempre é mastigada inteira. Fora que não temos enzima no sentido de digerir a celulose presente na casca. “Sendo desta forma, pode ser que a gente não aproveite todos os nutrientes do estímulo”, conta Fernanda. Ela indica moer a semente em casa, no liquidificador. Depois, é só guardar em pote de vidro, dentro da geladeira, por inclusive sete dias. Prove em frutas, iogurte, receitas de pães e inclusive no feijão.

Pequena e poderosa

A linhaça já demonstrou eficiência no combate a outras doenças

Linhaça no sentido de cuidar do intestino

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/linhaca-no sentido de-o-intestino/

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