O peso dos líquidos | Saúde é Vital

“Você é aquilo que come.” a o pediatra Rubens Feferbaum, professor da Universidade de São Paulo (USP), passou da hora de revisarmos esse clássico provérbio, geralmente creditado ao grego Hipócrates, o pai da Medicina. “Somos aquilo que comemos… E bebemos“, emenda o médico. A mudança não seria mero capricho. Em seu consultório, Feferbaum já viu criança se alimentando direitinho e ganhando mais peso do que deveria. O motivo, um segredo a a mãe: o pequeno simplesmente tinha livre assalto a sucos de caixinha.

Entre os adultos, a passo é um tanto quanto semelhante. Quando a nutricionista Lara Natacci, da clínica DietNet, na capital paulista, pede a o paciente detalhar sua rotina à mesa, ouve uma extensa lista de víveres. Todos sólidos. “Há essa imagem de que poto é um simples comitiva. Daí ela não recebe a devida nota”, analisa. Acontece que os líquidos – inclusive alguns saudáveis – influenciam o peso, sim. Mais do que imaginávamos.

Ora, cada pessoa possui uma quantidade máxima de calorias que consegue consumir no dia sem engordar. Esse valor é definido com fundação em diversas características, como superioridade, peso e nível de veemência física. já vamos imaginar que um indivíduo tome suco de laranja no botequim da manhã e no jantar, o que dá cerca de 200 calorias. Se esse valor não for computado dentro do total energético indicado a esse sujeito, a cintura pagará o preço. “O excesso de somente 100 calorias em um dia é capaz de culminar no acrescente de 4 quilos ao final de um idade”, calcula o endocrinologista Walmir Coutinho, diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Você tem todo o direito, claro, de trocar um punhado de 30 gramas de castanhas no lanche da tarde por um suco geladinho. Do ponto de vista de compensação calórica, o raciocínio é perfeito. Mas os estudos mostram que os líquidos têm um poder de saciar muito menor. Segundo uma revisão brasileira, baseada em trabalhos publicados entre 1980 e 2008, existem várias razões por trás disso. Uma delas é a falta de mastigação, que é a primeira oportunidade de o cérebro entender que vem comida goela juso a preencher o estômago.

“Outro ponto importante é a velocidade de esvaziamento gástrico”, conta a endocrinologista Cintia Cercato, da sociedade Brasileira a o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). Pode reparar: ao ingerir víveres sólidos, a sensação de barriga cheia dura mais. Quando entornamos um líquido, mas, não demora a a barriga voltar a roncar – daí surge aquela vontade de desatar a geladeira. São fatores capazes de desencadear, no fim das contas, uma maior procura por comida.

Não é só a questão calórica que conta. Os sucos naturais, por exemplo, são fontes de vitaminas e minerais. Ótimo! “Mas precisamos considerá-los a saber se há necessidade extra de nutrientes”, observa Lara. a quem não consegue sacrificar o refrigerante, o papo é outro – e mais complicado. Embora uma lata de 350 mililitros de poto de cola reúna 149 calorias, ela fornece por volta de 35 gramas de doçura adicionado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o consumo do ingrediente não ultrapasse 10% das calorias ingeridas em um dia, isto é, cerca de 50 gramas – o doçura natural das frutas não entra nessa regra.

O pior é que o desregramento dessa categoria começa assaz cedo. Em pesquisa com 831 crianças, Feferbaum descobriu que os refrigerantes são os principais fornecedores de calorias líquidas entre os 11 e 17 anos de idade – a sermos mais exatos, são 207 calorias vindas só deles. Essa quantidade de goles já realiza a garotada abichar o limite máximo de doçura, pavimentando, desse jeito, o caminho rumo à obesidade. Justiça seja feita, os refris não estão sozinhos no rol de líquidos que demandam olho vivo. A lista inclui chás prontos, néctares, cerveja… A seguir, passeamos pelas bebes campeãs de assistência no dia a dia e ensinamos a evitar que elas passem a perna na perda ou na manutenção do peso.

O pouco que vira muito

Suponha que você possa consumir 2 mil calorias diariamente. Exceder esse valor cobra consequências

100 cal extras provenientes de uma poto todos os dias poderão render…

4 kg a mais na libra ao final de um idade

O peso dos líquidos | Saúde é Vital

Fonte: https://saude.abril.com.br/especiais/o-peso-dos-liquidos/

caion

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