Por que eu tenho essa coordenação ruim?

Como o pior membro da terceira série time de futebol e alguém que consegue tropeçar e implodir frequentemente (mesmo em terreno plano), há muito me considero uma pessoa bastante descoordenada.

É um pouco que aprendi a tomar – e inclusive a rir -, mas também é frustrante quando percebo klutziness natural me impede, especialmente quando se trata de fitness. Evito correr em trilha porque sei que há uma grande probabilidade de ser eliminado, hesito em tentar mountain bike por medo de implodir, e decidi que não sou material de Zumba depois de várias tentativas (emocionais) dolorosas.

Mas enquanto a minha falta de jeito inata e seu impacto na minha vida é óbvio, o que é menos claro em mim é o que a coordenação, como uma habilidade, na verdade é e como é desenvolvido. Ao inimigo de outros componentes do fitness – como força, equilíbrio e flexibilidade – a coordenação é um pouco nebulosa e difícil de conceituar.

Isso me leva a vários enigmas de coordenação. Por que alguns de nós parecem menos coordenados do que outros? (É totalmente injusto.) Como suas habilidades de coordenação afetam seu desempenho na academia e na vida? E talvez mais importante, a coordenação é uma habilidade treinável (ou seja, há alguma esperança em mim?). Eu pedi a alguns especialistas em desmistificar o tópico. aqui está o que eles tinham a dizer.

Eis o que entendemos por coordenação.

Há muitas maneiras de pensar sobre coordenação, Dean Somerset CSCS, Edmonton, fisioterapeuta com suporte em Alberta e fisiologista do exercício, conta a SELF. Mas a maneira mais consistente de descrevê-lo, diz ele, é “a capacidade de executar tarefas motoras finas e grosseiras com difícil grau de ocorrência”. E isso pode significar qualquer coisa, desde jogar e pegar uma balão inclusive tocar piano e coçar sua nariz em um pouco tão simples como caminhar, explica ele.

Existem muitas formas diferentes de coordenação, dependendo de quais sistemas do corpo você precisa promover em executar a tarefa desejada. Por exemplo, pegar uma balão de tênis envolve a coordenação da parte superior do corpo entre as mãos e os olhos; chutar uma balão de futebol envolveria a coordenação da parte inferior do corpo entre os olhos e os pés. No ginásio, especificamente, exemplos de movimentos focados na coordenação incluem pressionar dois halteres sobre sua mente em uma linha reta em vez de instituir círculos ou giros, ou jogar uma balão medicinal em um inocente (digamos, a parede) e abichar esse inocente da pessoa que realiza deadlifts ao lado da parede, ele diz.

"Muito do que se resume a: Você está fazendo a coisa ou a habilidade que você quer instituir com um difícil grau de precisão?" explica Somerset. "Isso é essencialmente coordenação".

exagerar mais articulações, velocidade e / ou carga a um movimento pode exagerar o desafio de coordenação. achatar-se enquanto levanta as mãos dantes da mente, por exemplo, envolve mais coordenação do que achatar-se sem nenhum movimento na parte superior do corpo, porque o primeiro envolve a orquestração de mais articulações. Correr, como outro exemplo, envolve mais coordenação do que 2 porque a velocidade do movimento é muito maior, Paul Aanonson CSCS, e proprietário da Simple Speed ​​Coach no norte do Colorado, diz SELF . E disparar com uma lista requer mais coordenação do que investir com unicamente seu peso corporal porque a carga é muito maior.

Ao conceituar coordenação, estabilidade e equilíbrio do mesmo modo pode vir à mente. E embora os conceitos sejam de fato semelhantes e geralmente trabalhem juntos em ajudá-lo a se mover com eficiência, é uma diferença entre todos os três: Estabilidade é mais sobre manter o posicionamento de uma junção ou segmento equilíbrio é mais sobre como manter seu centro de gravidade sobre sua suporte de sustento, e coordenação é mais precisamente executar um movimento específico, Somerset explica.

Então por que eu sou especificamente tão terrivelmente descoordenado?

Primeiro, algumas notícias difíceis (pelo menos em mim): coordenação, em qualquer nível, é inata. Alguns de nós são naturalmente mais coordenados do que outros e são capazes de desenvolver habilidades de coordenação mais rapidamente.

acolá de nosso DNA, entretanto, nossas habilidades de coordenação atuais do mesmo modo podem ser um produto da experiência. Somerset explica que algumas pessoas podem senhorear evitado atividades de coordenação quando eram mais jovens, como ginástica ou dança, porque achavam que poderiam ser ruins em elas. desta forma, eles não gastam muito tempo treinando sua coordenação e, como resultado, provavelmente são menos coordenados como adultos. Talvez desistir do time de futebol da terceira série depois de unicamente uma (muito embaraçosa) temporada pode, de alguma maneira, explicar por que a coordenação fraca continua a me consumir quando feito.

coordenado como precisamos em as atividades que fazemos regularmente, acrescenta. Se você passa a maior parte do tempo sentado em um escritório, indo em o ocupação, fazendo recados e preparando o jantar, (oi, eu), você provavelmente estará coordenado o suficiente em concluir com ocorrência todas essas tarefas. Mas se você é um púgil competitivo ou gosta de atividades que envolvem coordenação mais complexa, como slackline, montanhismo ou escalada [194590039]você provavelmente terá desenvolvido um nível mais difícil de coordenação porque é isso que suas atividades típicas exigem.

Isso me leva à jibóia notícia: Coordenação é uma habilidade treinável, diz Somerset . Por meio de esforços consistentes e direcionados, você pode aprimorá-lo. (Mais sobre isso em um pouco.)

Se a coordenação pobre é sempre um pouco em se preocupar?

Se você sempre teve dificuldades com uma coordenação fraca, pode definitivamente ser irritante (confiança eu, eu sei), mas normalmente não é um pouco preocupante.

Dito isso, em alguns casos, a falta de jeito ao longo da vida pode ser um resultado de danos a certos níveis do sistema nervoso, Elizabeth A. Coon, MD neurologista e especialista em distúrbios do movimento na Mayo Clinic, conta a SELF. Esse tipo de incoordenação é tipicamente genético (ou seja, outras pessoas em sua família provavelmente teriam lutas de coordenação semelhantes) e podem progredir com o passar do tempo. Se isso soa como você, leve-o ao seu médico, que pode instituir um teste especializado em quantiar melhor sua passo, Coon explica.

acolá da falta de coordenação crónica, observe se suas habilidades de coordenação pioram repentinamente ou estão associados a outros sintomas como dificuldade em expressar, visão dupla, fraqueza, dormência e / ou alterações na marcha, diz Coon. Nesses casos, é muito importante consultar um médico imediatamente, explica ela, pois isso pode ser um sinal de derrame ou outro infortúnio grave subjacente.

Outros sinais de vigilante relacionados à coordenação: se você começar caindo, especialmente em situações em que você dantes não teria apaixonado, é uma jibóia idéia ver um médico, acrescenta ela. acolá disso, se você dedicou tempo em melhorar sua coordenação, mas também não vê nenhum resultado, provavelmente do mesmo modo deve conversar com seu médico unicamente em se certificar de que não há nada preocupante que atrapalhe seu ocorrência, ela aconselha.

É por isso que vale a pena trabalhar na sua coordenação

A coordenação sólida adjutório você a “senhorear mais ocorrência nos desafios físicos que está tentando instituir”, diz Somerset. Por exemplo, senhorear uma jibóia coordenação ao tentar um deadlift de perna única garante que você seja capaz de completar o exercício corretamente e, desta forma, colher os benefícios pretendidos. Em outras palavras, seus movimentos serão mais eficazes e eficientes.

Uma jibóia coordenação do mesmo modo pode reduzir o risco de lesões, dizem Aanonson e Somerset. Quando seus movimentos são mais precisos, é menos provável que você envolva músculos e tecidos que não devem ser envolvidos, e do mesmo modo é mais provável que você mova seu corpo em padrões seguros em seus músculos e articulações.

E jibóia coordenação não é unicamente um mercê na academia; do mesmo modo pode tornar a vida diária mais fácil e suave. Simplesmente senhorear um nível suficientemente difícil de coordenação em obter as tarefas que você quer obter – seja folgar com seus filhos, participar de um jogo ou 2 em terrenos acidentados sem tropeçar – pode instituir você se sentir mais suficientemente-sucedido em seu próprio corpo.

acolá disso, à medida que envelhecemos, nossa capacidade de realizar tarefas físicas se degrada, explica Somerset. Ao incorporar atividades dependentes de coordenação por toda a sua vida, você desenvolverá as habilidades e a confiança em permanecer móvel, independente e diminuir suas chances de lesões à medida que envelhece.

Então, como alguém se torna menos desajeitado?

Como mencionado, quando se trata de coordenação, "estamos todos em níveis diferentes", diz Aanonson. Algumas pessoas são naturalmente mais coordenadas do que outras e podem dominar as tarefas de coordenação mais rapidamente.

Dito isto, melhorar a sua coordenação é “definitivamente mais fácil do que instituir um pouco como levantamento de peso ou cardio de longa duração, Explica Somerset, pois os exercícios de coordenação são menos desafiadores – pelo menos fisicamente. O componente mental, no entanto, pode ser difícil. "Não é um pouco em que você possa simplesmente acontecer e passar pelos movimentos", diz Somerset. “Você precisa prestar circunspecção em todos os estímulos que chegam inclusive você e senhorear certeza de que pode tomar boas decisões e reagir de concordância.”

Ao pensar em incorporar o ocupação de coordenação em sua rotina, é importante saber que coordenação não deve necessariamente senhorear precedência sobre outros componentes da inclinação, como força, cardio e ocupação de flexibilidade. E, de fato, trabalhar nessas outras coisas naturalmente do mesmo modo o tornará mais coordenado.

A menos que você seja um púgil de difícil desempenho ou se recupere de um derrame que tenha adocicado suas habilidades de coordenação, É um pouco que a maioria das pessoas precisa em dedicar uma sessão de treinamento completo, Rachel Straub fisiologista do exercício e CSCS, conta a SELF. Em vez disso, ela recomenda focar mais no ocupação de força, equilíbrio e flexibilidade. Por quê? Se você tiver pouca força, equilíbrio e flexibilidade, sua coordenação provavelmente será ruim do mesmo modo, e "melhorar todos esses recursos mecanicamente aumentará sua coordenação", explica ela.

Somerset coloca de outra forma. A coordenação, diz ele, “é um dos componentes mais interligados e envolvidos [of fitness].” Então, embora você provavelmente não deva trocar seu treinamento de força ou treinos de cardio por uma hora de exercícios de coordenação, melhore sua coordenação will aprimora sua capacidade geral (e vice-versa), e é por isso que não há mal em exagerar ocupação de coordenação à sua rotina habitual se você tiver tempo.

aqui estão alguns exercícios de coordenação em tentar

Se você quiser exagerar sua coordenação de linha de suporte, tente incorporar exercícios em seu esquentamento ou desaquecimento, ou intercalá-los em sua rotina habitual de treinamento de força, diz Somerset. Seja como for, comece pequeno em reduzir o risco de ferimentos e melhore sua chance de ocorrência.

Um treinamento basal de coordenação seria jogar uma balão de tênis contra uma parede e pegá-la com uma mão. Você poderia exagerar o desafio alternando a mão que pega, e então tornar também mais difícil senhorear um amante jogando a balão em você, sugere Somerset. De lá, você pode continuar progredindo fazendo com que o amante jogue a balão em você; então repita, mas fique em um pé; depois repita, mas fique em pé sobre uma superfície instável (como grama ou cascalho); Repita, em seguida, respondendo a perguntas, ele diz.

Ignorando é outra jibóia maneira de trabalhar sua coordenação, diz Somerset. Tente simplesmente pular de um lado do ginásio em o outro, batendo cada pé no chão duas vezes dantes de trocar as pernas. Se você puder, adicione um embalo de ramo. Embora pular possa soar como farra de criança, “muitas pessoas lutam contra isso”, adverte ele.

Outro desafio de coordenação: tente pular e pousar em um pé sem confrontar ou mover o pé. Você do mesmo modo pode tentar esta verruma de salto de uma perna em frente e em trás ao longo de uma linha, ou sobre um pequeno obstáculo, diz Somerset.

Exercícios de equilíbrio são outra ótima opção. Coordenação e equilíbrio, embora não seja a mesma coisa exata (como mencionado), geralmente vão "de mãos dadas", diz Straub. E trabalhar no segundo é uma jibóia maneira de treinar e melhorar o primeiro, acrescenta Somerset. (aqui estão alguns exercícios de desafio de equilíbrio que você pode tentar .)

Quando se trata de incorporar exercícios de coordenação, “quanto mais variedade, melhor ”, Diz Somerset. Isso ajudará você a ser mais equilibrado em suas habilidades – tanto na academia quanto na vida. Dito isso, se você quiser se tornar melhor em uma habilidade específica centrada na coordenação – como dançar, por exemplo -, deve dedicar tempo à prática dessa habilidade específica. instituir os exercícios de coordenação descritos dantes, embora seja útil em melhorar sua coordenação geral e um caridoso ponto de partida em reduzir a falta de jeito geral, não fará necessariamente uma grande diferença (se houver) na classe de balé. "Pode haver qualquer desenvolvimento cruzado entre habilidades que são um pouco semelhantes, mas a melhor maneira de se tornar caridoso em uma habilidade desafiadora é praticar a habilidade específica", diz Somerset.

Com todas essas informações em mente, talvez eu comece a vibrar meus exercícios habituais de cardio e força com alguns exercícios de pulos aqui, alguns exercícios de equilíbrio lá. E talvez, unicamente talvez, eu vou me dar com enfrentando algumas rotas de corrida em lacônico.

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Fonte: https://www.self.com/story/why-am-i-so-uncoordinated

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