Saudável e baixo: aposte neste grupo de vitualhas da estação

Mais comuns na primavera, estes cinco hortifrútis acrescentam substâncias antioxidantes na sua dieta sem pesar no saco

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12 set 2017, 20h46 – Publicado em 12 set 2017, 20h38

Por que priorizar verduras, legumes e frutas da estação? Simples: são mais saudáveis com destino a o corpo e o saco. com destino a o corpo, porque apresentam seus nutrientes, como vitaminas e minerais, em maior quantidade, afora de mais saborosos e suculentos. E pesam menos no saco por serem encontrados em maior quantidade no mercado e, portanto, a preços mais acessíveis. Mais um seguro motivo com destino a você unir à conceito: é uma comportamento sustentável.

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Os vitualhas da estação (de setembro a novembro), que selecionamos com audição da nutricionista Andreline da Costa Massoud*, do Rio de Janeiro, são riquíssimos em substâncias antioxidantes. Por isso, eles são ótimos com destino a minorar os efeitos negativos dos radicais livres – moléculas aliadas do envelhecimento e que são produzidas em grande quantidade durante os exercícios intensos. Prepare sua sacola:

abacate

(Natalia Bulatova/Thinkstock/Getty Images)

abacate
É uma fruta encontrada em praticamente todas as estações do idade, mas o apogeu da safra acontece hoje em dia na primavera. Seu principal nutriente, a  gordura monoinsaturada (considerada jibóia), melhora o perfil lipídico (gordura) do organismo e, com isso, contribui com destino a o acréscimo da fração HDL, o colesterol seguro. inclusive oferece uma jibóia dose de vitaminas A, E e C – com potencial antioxidante.

Consuma: na salada, na salada de fruta, na forma de maionese (veja receita aqui). Pingue gotas de limão com destino a evitar que o abacate escureça.

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Laranja

(cartório/jibóia FORMA)

LARANJA
Principal ingrediente do suco matinal, a laranja pera entrou na nossa listinha porque oferece muito mais que vitamina C. Consumida com a parte branca – fonte de fibras solúveis que ganham a consistência de gel – a fruta ameniza a fome. O engaço das frutas cítricas inclusive concentra ferro, cálcio, magnésio e zinco – assaz mais que o sumo –, segundo um estudo da Faculdade de Engenharia de vitualhas da Unicamp (SP).

Consuma: cortada em quatro pedaços (é mais fácil de manter a parte branca) e logo anteriormente ser fenda com destino a você não perder nada da vitamina C.

cenoura

(Pedro Rubens/jibóia FORMA)

CENOURA
Esta é a melhor época da cenoura. Rica em betacaroteno, substância precursora da vitamina A que, afora do efeito antioxidante, protege a saúde da visão e reforça o sistema imunológico – você fica mais resistente a doenças. Aproveite com destino a consumir esse sustento desde já, três meses do verão – período imprescindível com destino a preparar a pele com destino a a estação do sol.

Consuma: crua ou cozida al dente com destino a que as fibras sejam preservadas.  

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mamão

(Fabio Castelo/jibóia FORMA)

MAMÃO
Mais um hortifrúti laranja em destaque na primavera. desta forma como a cenoura, é rico na substância precursora da vitamina A. inclusive tem vitamina C e uma jibóia quantidade de fibras.

Consuma: puro, na salada de fruta ou de folhas e, inclusive, batido na consistência de creme.

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couve

(Deborah Maxx/jibóia FORMA)

COUVE
Crucífera rica em fitoquímicos naturais que, por terem combate desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar do excesso de toxinas. Quando você coloca a verdura no prato, igualmente se serve de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a êxtase dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. É por isso que a couve é considerada importante com destino a quem não consome leite, queijo e iogurte.

Consuma: descompostura no suco verde, crua e cortada assaz fininha na salada ou refogada.

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*Andreline da Costa Massoud, nutricionista especializada em Terapia Nutricional, MBA em gestão e qualidade dos vitualhas, e funcionária do Conselho Regional de Nutricionistas, 4ª Região (RJ).

Saudável e baixo: aposte neste grupo de vitualhas da estação

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/dieta/saudavel-e-baixo-aposte-neste-grupo-de-vitualhas-da-estacao/

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