As Vitaminas ABCD’s e suas Funções!

O que são vitaminas e suas funções no corpo.

Estaremos falando aqui sobre quatro dessas vitaminas, sua função e as consequências da falta de qualquer uma delas. Todos nós nos lembramos de tomar vitaminas quando crianças, mas o que exatamente são essas vitaminas e o que elas fazem?

As vitaminas são nutrientes essenciais necessários ao corpo em pequenas quantidades para permitir que ele cresça, se desenvolva e funcione normalmente. No total, o corpo precisa de treze vitaminas.

As vitaminas vêm em dois tipos, que são transportadas e armazenadas de maneiras diferentes no corpo. São elas: vitaminas solúveis em água e vitaminas solúveis em lipídios.

As vitaminas solúveis em água dissolvem-se na água e são capazes de se mover livremente no corpo através do sangue. Essas vitaminas são encontradas nas porções aquosas de frutas, vegetais e grãos.

Vitaminas solúveis em água não são armazenadas pelo corpo. O corpo tira as vitaminas necessárias de nossa alimentação e o restante é eliminado pelos rins. Isso significa que as vitaminas solúveis em água precisam ser repostas regularmente como parte de nossa dieta diária.

As vitaminas lipossolúveis, são aquelas que precisam de gordura para se dissolver. Essas vitaminas requerem proteínas transportadoras especiais para serem transportadas no sangue. Ao contrário das vitaminas solúveis em água, as vitaminas solúveis em gordura são armazenadas nas células de gordura quando o excesso de vitamina está presente na dieta, para serem usadas posteriormente.

Vamos dar uma olhada em duas vitaminas solúveis em água: vitaminas B e C.

Vitamina B. Existem 8 tipos de vitamina B e a maioria deles vem de nossa dieta. Devido aos vários tipos de vitamina B, eles podem ser encontrados em uma variedade de fontes. Em termos de funções, a vitamina B desempenha duas funções principais no corpo humano: uma para produzir energia a partir dos alimentos ingeridos e duas para produzir glóbulos vermelhos.

É importante observar que alguns tipos de vitamina B desempenham apenas uma dessas funções, mas também existem outros tipos que estão envolvidos em ambas as funções. A deficiência de vitamina B pode levar a uma ou mais doenças, dependendo do número de tipos de deficiência de vitamina B.

Vamos falar sobre a vitamina C. A vitamina C tem várias funções no corpo, uma de suas funções mais importantes é proteger o corpo contra infecções. Também contribui para o crescimento e reparação dos tecidos do seu corpo, como os ossos, os dentes e a pele!

Você deve estar se perguntando onde pode encontrar vitamina C? Bem, as melhores fontes de
vitamina C são frutas e vegetais. Pimentas e brócolis têm o maior teor de vitamina C entre os muitos tipos de vegetais. Agora, a maior parte das pessoas acreditam que as laranjas são a melhor fonte de vitamina C entre as frutas, no entanto, isso não é verdade.

A fruta que é a melhor fonte de vitamina C é na verdade a goiaba, em segundo lugar é o mamão, e os kiwis são a terceira melhor fonte de vitamina C entre as frutas. As laranjas são, na verdade, a quarta maior. Então, o que acontece quando você não consome vitamina C suficiente?

A vitamina C é necessária para produzir colágeno. O colágeno é o principal componente proteico dos tecidos do corpo, e o colágeno sozinho representa 35% de todo o conteúdo proteico do corpo. A falta de produção de colágeno acarreta diversos sintomas de que algo está errado com seu corpo e algumas vezes isso pode ser muito sério!

 Vamos falar agora sobre duas vitaminas solúveis em gordura: vitaminas A e D.

Vitamina A. O principal papel da vitamina A no corpo é manter e proteger a visão. A vitamina A é crítica para a visão porque é um componente da rodopsina – uma proteína que detecta e absorve a luz nos olhos.

Existem duas fontes principais de vitamina A. A primeira está nos alimentos de origem animal, que incluem peixes, carne, fígado e ovos. A segunda está em vegetais de folhas verdes , vegetais laranja e amarelos e frutas.

As três principais opções são abóbora, cenoura e espinafre. A deficiência de vitamina A geralmente é rara, pois a maioria dos alimentos contém pelo menos uma pequena quantidade dela. A deficiência de vitamina A é geralmente muito mais prevalente em países em desenvolvimento como a Nigéria e a Índia, onde o acesso aos alimentos é muito mais restrito.

A deficiência é mais comum durante os períodos de alta demanda nutricional, como durante a primeira
infância e a infância. Um dos sintomas mais comuns da deficiência de vitamina A é a incapacidade de enxergar com pouca luz ou no escuro.

Vitamina D. Também é conhecida como vitamina do sol porque é produzida na pele em resposta à luz solar. Você também pode obter vitamina D de suplementos e uma quantidade muito pequena em alguns alimentos como o salmão.

A vitamina D atua promovendo o crescimento e a resistência óssea. Ela é importante porque a vitamina D regula a absorção de cálcio e fósforo, que são dois componentes essenciais para o desenvolvimento da estrutura e da resistência dos ossos.

Portanto, mesmo se você comer muitos alimentos que contenham cálcio e fósforo, sem vitamina D suficiente, você não conseguirá absorvê-los em seu corpo.

Essa vitamina também é um fator importante para garantir que seus músculos, coração, pulmões e cérebro funcionem bem e que seu corpo seja capaz de combater infecções.

Nos casos mais sérios a pouca vitamina D resulta no amolecimento do osso, as vitaminas são nutrientes essenciais necessários ao corpo para crescer, se desenvolver e funcionar normalmente.

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